12 fevereiro 2010

Blogs empresariais/corporativos: Exemplos de sua importância


Muito se fala na importância de uma empresa ter um blog. Mas será que é mesmo para todo mundo? Quem apresentou sua história e analisou as vantagens dessa mídia foi Tatiana Assunção, que comanda o Claroblog.

A Claro foi a primeira empresa de telefonia do país à colocar um blog no ar, em julho de 2008. Segundo Tatiana, a importância desse canal de comunicação é criar um relacionamento com clientes e não clientes, compartilhar experiências e aproximar o público. Atualmente, a base de usuários da Claro está em 41 milhões de pessoas.
“O blog é um lugar para trocar idéias”, diz. Apesar de não ser o SAC, ele ajuda o cliente a resolver seus problemas. Ela contou dois exemplos de como o blog foi fundamental na experiência do cliente com a empresa: no primeiro caso, um deficiente auditivo comprou um aparelho desbloqueado, que não era compatível com a banda de transmissão da Claro. Conseqüentemente, seu telefone não funcionaria em 3G, fundamental para ele pudesse se comunicar através de vídeo. Ele só teve certeza do problema através do blog, que entrou em contato com o fabricante e conseguiu realizar a troca do aparelho.

É claro, que nem todos os comentários e duvidas são positivos e resolvidos. Mesmo assim, Tatiana diz que uma empresa só deve usar o blog se não tiver problemas em ouvir críticas e tiver disposta a receber o feedback dos clientes. “Também não se deve usar o blog caso ache que é trabalho de uma pessoa só”, analisa. O endereço tem uma equipe que cuida só dele.

O outro caso foi a demanda de usuários 3g em diversas cidades. O blog realizou uma pesquisa (que não teve apoio de nenhuma outra mídia) para saber em quais lugares ela deveria priorizar na extensão da rede 3G. Cidades como Curvelo, Paracatu e São Lourenço, que não estavam no plano de expansão, ganharam prioridade e estão em fase de estudo pela engenharia da empresa.

O conteúdo publicado também deve ir além de vender produtos da empresa. Tatiana contou que muita gente queria saber como funciona a rede 3G, então a equipe do blog foi entrevistar profissionais e visitou uma antena para explicar como ela funciona. Em um ano, o Claroblog tem uma média de 22 posts por mês e já passou das 400 mil visitas.

Fonte !

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More